Você já foi para um treino de natação e se perguntou: quantos km será que eu “corri” nesse treino de natação? Para responder isso, pesquisas fizeram uma conta de equivalência de gasto calórico. Ou seja, calcularam quantas calorias são gastas, em média, ao correr 5 km, e quantos metros é preciso nadar para gastar as mesmas calorias.
E a resposta vai te surpreender: correr 5 km gasta a mesma quantidade de calorias do que nadar 1 km, mais ou menos. É claro que o número é calculado em média, não é exato, e varia dependendo do atleta e do treino. Mas é uma boa base de cálculo para quem busca alternar os treinos aeróbicos e quer nadar, além de correr.
Com essa base, algumas outras distâncias também são calculadas, por exemplo: uma meia maratona na corrida são 21 km, na natação são 5 km. Uma maratona na corrida são 42 km, na natação são 10 km.
Mas, porque a diferença na distância para o mesmo gasto calórico é tão grande? Isso tem a ver com a resistência da água, com o esforço e com o movimento do seu corpo para praticar os dois esportes.
Na natação, com a resistência da água, é necessário mais força e, logo, mais energia, para se locomover na mesma distância. Além disso, são ativados mais grupos musculares da natação, do que na corrida. O que faz com que o seu corpo gaste ainda mais energia para utilizar todos os músculos necessários.
Mas, novamente, é importante levar em conta os treinos que estão sendo comparados. Um treino leve de 1 km de natação, não vai ser o mesmo do que correr 5km forte. O batimento por minuto e até mesmo a sua percepção de esforço devem estar próximos para garantir um gasto calórico semelhante.
E aí, você já sabia que era possível fazer essa comparação? O que você prefere, correr 5 km ou nadar 1 km?